domingo, 28 de setembro de 2008

O Meu Exemplo


Comecei minha monografia dizendo que por sua causa eu sei que
anjos da guarda realmente existem. Os motivos dessa frase
não caberiam num texto, muito menos na imagem clichê de anjos
com auréola e batas brancas, que saem voando por aí com nossas
razões para acreditar neles. Os meus motivos são concretos, estão
aqui em baixo comigo, e não voam.

E eu tenho muita sorte por eles não voarem. E muita sorte por
conhecer alguém que, por unanimidade, é tão fora do normal.
Afinal, não é normal fazer o bem de graça. Não é normal a doação
e a dedicação quando tudo o que você sabe que ganhará em troca
são olheiras cansadas no dia seguinte. É absurdo ajudar quem você
mal conhece. Mas a sua anormalidade existe, e é por causa dela,
que eu insisto tanto em ser anormal também.

E aí você entra na livraria e vê milhões de livros céticos, com doutrinhas
polêmicas que vão deixar uma pessoa rica e milhões de pessoas descrentes.
Sai na rua e vê pessoas em situações mais baixas que o próprio chão.
Você abre o jornal e vê tudo indo pro lado contrário,
tudo doendo, tudo vazio. Tudo sem uma mínima razão pra te fazer
acreditar. Mas você acredita. E isso é perfeitamente anormal.

Tão anormal quanto aquela vez em que, no meio da noite, você
ligou música no quarto e me acordou para dançar balé. Ou quando
fugiu comigo e me fez ligar pros meus pais dizendo que eu estava
na beira do mar. Anormal do jeito engraçado que você arranjava
para acenar (com os pés) e me fazer parar de chorar porque ia
embora do seu ladinho. E tão anormal quanto as vezes em que
você me fazia cantar ópera bem alto no metrô, só porquê lá fazia
eco.

Eu tenho certeza, não é normal. Ninguém vive em alguém com
tanta presença. Se naquela época eu era uma criança descobrindo
o mundo, hoje que eu descobri o mundo, sei que a criança ali também
era você.

Vim para o trabalho e sentei na minha mesa, com o meu teclado,
lembrando que só gosto de escrever porque quando eu tinha 7 anos,
escrevi uma historinha que te fez acreditar que eu era boa naquilo.
E o seu enorme entusiasmo me fez querer acreditar também.
E percebe? Você continuou me fazendo querer. Querer fazer melhor,
ser melhor, ir além, emudecer preconceitos, curtir detalhes, colorir o
dia, tornar possível, ser totalmente anormal. Doida mesmo, louca
varrida. Completamente contra essa porcaria de valores que te puxam
a cada dia cinza e que, se não te fazem sentir ingênua, te fazem sentir
culpada.


E foi assim, me dando bons motivos pra existir, que você
me provou que anjos da guarda realmente existem. E sabendo que
existem, pude me cercar de pessoas tão anormais como você. Anormais
na maneira de amar, de ser e de me surpreender com um amor
anormal pro mundo, mas perfeitamente normal pra mim.

Obrigada por tudo. Te amo demais.





(Mika)

2 comentários:

  1. Desculpe, não consegui ler pois minha miopia não permitiu...rsrsrs

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Opa! colei no word e consegui...rsrsrs
    (desculpe se soar ofensivo, apenas sou ruim das visitas mesmo... rsrsrs não quero que me veja como um chato...

    Nossa gostei muito do texto.

    É bom quando temos alguém que nos faz pensar na vida a cada amanhecer, que nos apresenta um novo mundo a cada olhar, a cada expressividade...

    Muito show!

    Parabéns pelo blog!

    Ele é excelente!

    Beijos!

    ResponderExcluir